Espaço aberto para novos conteúdos: comentários, vídeos, fotos, desenhos, artigos sobre o que acontece no Brasil e no mundo em relação aos povos indígenas e às culturas tradicionais.
Participe! Mande sua contribuição!

25/08/2011 às 15:40:53

Olívio Jekupe

Em 2011, eu escritor de literatura nativa acabo de lançar meu novo livro, que tem como título- TEKOA CONHECENDO UMA ALDEIA INDIGENA, EDITORA GLOBAL. Esse livro foi lançado esse ano e está sendo muito bem visto pelo povo e espero que outros possam conhecer e ter a sorte de ter em suas mãos um livro que possa ajudar no conhecimento e que possa ser útil no trabalho dos professores. obrigado e espero que em breve possa vir aqui na aldeia para que possamos faar sobre o livro. Abraço aos leitores.

www.oliviojekupe.blogspot.com oliviojekupe@yahoo.com.br

 Olivio Jekupe


(1) COMENTE ESTE POST






22/08/2011 às 15:45:47

Programa de Índio no 'Fiscais da Natureza

Angela Pappiani é entrevistada pelo programa Fiscais da Natureza e fala da importância do portal Programa de Índio e sobre a relação dos povos indígenas com a natureza.

www.youtube.com/watch

 


(0) COMENTE ESTE POST






22/08/2011 às 15:36:37

O site é notícia na TV Cultura

O programa Vitrine, da TV Cultura, fez uma matéria especial sobre o site Programa de Índio que está disponível no link abaixo…..

Vale a pena conferir!!

www2.tvcultura.com.br/vitrine/arquivo-programas.asp


(1) COMENTE ESTE POST






22/08/2011 às 15:31:36

Álvaro Tukano fala do site

Tive uma forte emoção. Jamais pensei que todas as nossas falas pudessem fazer parte da literatura brasileira. Os novos pesquisadores terão oportunidades para saber como foram as lutas do movimento indígena no passado.

Antes de fazer grandes encontros regionais e nacionais, os atuais dirigentes do movimento indígena deveriam ouvir as vozes de líderes antigos que enfrentaram o sistema mais duro durante a Ditadura Militar. 

Muitas vezes, também, certos “aliados” usaram os seus veículos de comunicação para denegrir politicamente a nossa imagem, jogando índio contra índio ou então usando índio como escudo ideológico para enfrentar a polícia durante as manifestações. Cada um tem sua história.

Quero agradecer à vocês  pelo brio e dedicação que tiveram para organizar esse arquivo que se torna o patrimônio de nosso movimento. Parabéns!

Álvaro Tukano.


(0) COMENTE ESTE POST






22/08/2011 às 14:50:45

Lançamento Site Programa de Índio

 

Na noite do dia 07 de abril de 2009, o auditório do SESC Vila Mariana recebeu o público e os convidados do Programa de Índio para o evento de lançamento do site.

Uma noite de reencontros e grandes emoções. Amigos, ouvintes, realizadores do Programa de Índio compareceram para celebrar a criação do site. Pessoas que fizeram esta experiência radiofônica dos povos indígenas possível, há mais de 20 anos atrás.


Estavam lá Ailton Krenak e Álvaro Tukano, apresentando o novo Programa de Índio, ao vivo, com um público de cerca de 100 pessoas.  Com a sabedoria, o humor e a irreverência de sempre.

  

Os Guarani de São Paulo, parceiros de todos os momentos do programa, foram convidados para a noite de festa. Dona Jandira, a cacique da aldeia Itu, do Jaraguá, e Sr. José Fernandes, cacique da aldeia Tekoá Pyau subiram ao palco e foram entrevistados por Ailton e Álvaro. Na plateia Karai Mirim e Isaque, assíduos colaboradores e outros membros da comunidade do Jaraguá. No palco o coral das crianças da aldeia Tekoá Pyau mostrou a força da tradição Guarani.

    

 

Cláudia Andujar, artista, fotógrafa consagrada e grande defensora dos direitos do povo Yanomami compareceu para deixar seu testemunho sobre os avanços e os desafios da luta do povo Yanomami. Ela que nos momentos mais delicados, de invasões e violências contra os Yanomami colocou as lentes de sua câmera, sua voz e relações internacionais na defesa do povo.

 

Marlui Miranda, outra presença iluminada nos anos de Programa de Índio, trouxe sua música e conhecimento para compartilhar com o público presente. Com alegria e muito humor, Marlui respondeu às perguntas de Ailton e Álvaro, falando de suas realizações na divulgação da música indígena, sua experiência de vida e de luta pelos direitos desses povos.

       

O coral das crianças Guarani da aldeia Tekoá Pyau fez a abertura e encerramento do Programa. A alegria e força das crianças comoveram a todos os presentes.
Ao final do evento, a confraternização de todos, amigos, parceiros, admiradores da causa.

       

 

 

     

 

 

 

 


(3) COMENTE ESTE POST