Espaço aberto para novos conteúdos: comentários, vídeos, fotos, desenhos, artigos sobre o que acontece no Brasil e no mundo em relação aos povos indígenas e às culturas tradicionais.
Participe! Mande sua contribuição!

13/03/2012 às 17:17:10

Audiência pública discute suicídios entre os Karajá

Audiência pública realizada dia 12 de março  na Comissão de Direitos Humanos do Senado discute com lideranças do povo Karajá, políticos e representantes de órgãospúblicos do Tocantins a trágica situação dos jovens Karajá que buscam o suicídio como única saída para a falta de perspectiva de vida.
 
Veja matéria no link
 
 


(0) COMENTE ESTE POST






12/03/2012 às 17:55:48

Nova Série Aldeias Sonoras

Amanhã,dia 13 de março, entra no ar o primeiro programa da nova série Aldeias Sonoras no portal neteducacao.com.br .
 
Aldeias Sonoras começa assim uma nova fase com mais 40 programas que passam a ser veiculados a cada semana com patrocínio do portal NET Educação e apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de São Paulo.
 
Os primeiros programas da série trazem informações gerais sobre as populações indígenas do país e sobre a relação desses povos com a nação brasileira.
 
O primeiro entrevistado do Aldeias Sonoras é Ailton Krenak, criador e apresentador do Programa de Índio,  importante líder indígena que há quase 30 anos trabalha pelo reconhecimento dos direitos dos povos indígenas de nosso país.
 
 
Sobre o NET Educação
 
O Portal NET Educação (www.neteducacao.com.br) é um programa de responsabilidade social de acesso livre e gratuito, que tem como objetivo contribuir com a educação brasileira, por meio do incentivo à utilização das novas mídias na sala de aula, nos relacionamentos familiares e também na educação não formal.
 
Criado em 2004, foi premiado pela Unesco como a melhor iniciativa empresarial na categoria “Comunicação e Informação”. Em 2009, foi reformulado para atender não só professores, mas também a comunidade escolar, os alunos e os familiares. Em 2011, o Portal recebeu um investimento de R$1 milhão e passou a contar com novo layout e diversas melhorias, com foco na troca de conhecimento, aumento da interatividade e integração às redes sociais.
 
 
Para saber mais sobre os novos programas acesse:

   http://www.neteducacao.com.br/laboratorio-multimidia/podcast/dossie-questoes-indigenas


(0) COMENTE ESTE POST






11/03/2012 às 12:05:56

Almir Suruí - reconhecido líder!!!

Almir Suruí foi eleito um dos 100 líderes mais critativos do mundo. Em reportagem da Globo News fala sobre a importância da tecnologia na proteção aos territórios e culturas indígenas.

Assista ao vídeo:

 g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/indio-surui-e-eleito-um-dos-100-lideres-mais-criativos-do-mundo-dos-negocios/1850219/


(1) COMENTE ESTE POST






06/03/2012 às 15:13:24

Homenagem a D. Jandira

Dona Jandira Guarani se foi.

Faleceu neste final de semana, depois de lutar para superar um AVC.

Foi uma liderança importante num momento difícil do movimento indígena em nosso país. Ela e sua família estiveram à frente das lutas pelo reconhecimento da aldeia do Jaraguá. Ela e seu filho Isaque foram parceiros importantes nos trabalhos do Nucleo de Cultura Indígena em São Paulo.

Neste programa, ela fala do curso de Guarani que ministrava na sede do NCI, nas Perdizes. Um bom tempo!!! Uma boa lembrança.

 http://www.programadeindio.org/index.php?s=pi&n=programa&pid=85


(0) COMENTE ESTE POST






05/03/2012 às 19:06:34

Davi Yanomami em Genebra

Líder yanomami procura apoio da ONU contra extração de minerais

O líder yanomami Davi Kopenawa solicitará às instâncias de direitos humanos da ONU que se oponham à regulamentação da extração de minerais nas terras indígenas da Amazônia. Kopenawa afirmou nesta segunda-feira que a lei, se for aprovada, permitirá a entrada das grandes empresas de extração de minerais em territórios indígenas, o que abrirá caminho para a "destruição das terras, a poluição dos rios, e trará mais doenças além das que já existem".
 
Kopenawa está em Genebra a convite do Festival de Cinema e Direitos Humanos da cidade, que projetou o filme "Indiens en Sursis", que denuncia a situação dos índios do Brasil e do qual ele é protagonista. O líder yanomami afirmou que "bateu em todas as portas" do governo brasileiro e, por isso, agora está se dirigindo à ONU, esperando que o escute e o ajude em sua oposição ao projeto de lei.
"Precisamos de ajuda para dizer "não" ao governo. Não podem entrar em nossa terra e expoliá-la", declarou. Kopenawa será recebido nesta terça-feira pelos assistentes da relatora para a situação dos defensores dos direitos humanos, com os do relator sobre os direitos dos povos indígenas e com o responsável do Brasil no escritório da alta comissária para os Direitos Humanos da ONU.
O projeto de lei em estudo permitiria a extração de minerais em terras indígenas com a autorização do Congresso Nacional e com o pagamento de royalties para os indígenas e para a Fundação Nacional do Índio (Funai).
A lei é debatida na Câmara há mais de 15 anos, dadas a divergências dos deputados que não sabem se aceitam as reivindicações dos índios ou as das mineradoras, que consideram que a busca de minerais nobres como o ouro, os diamantes e o nióbio - utilizado em usinas nucleares - é de interesse nacional e fundamental para o desenvolvimento do país.
Por sua vez, o governo da presidente Dilma apoia a aprovação da legislação porque considera que a falta de regulamentação só beneficia garimpeiros individuais que, como usam equipamento não regulamentado, degradam o meio ambiente.


(0) COMENTE ESTE POST






01/03/2012 às 14:29:13

A importância do rádio para as comunidades indígenas

Genebra, 13 de fevereiro de 2012.
 
O Relator Especial da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o índio norte-americanos do povo Apache, James Anaya, gostaria de saudar o Dia Mundial do Rádio, criado pela Resolução 36 da Conferência Geral da UNESCO em 2011. Neste primeiro Dia Mundial da Rádio, gostaria de salientar a importância da rádio comunitária dos povos indígenas do mundo.
 
O rádio tem sido um meio fundamental para os povos indígenas,para a vitalidade das línguas e exercer e defender os seus direitos. Conforme reconhecido pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
 
O artigo 16:
 
 1. Os povos indígenas têm o direito de estabelecer seus próprios meios, em suas próprias línguas e acesso a todos os outros meios de comunicação não-indígenas sem discriminação.
 
2. Os Estados adotarão medidas eficazes para garantir que os meios de comunicação reflitam devidamente a diversidade cultural indígena. Estados, sem prejuízo de assegurar a plena liberdade de expressão, deverão incentivar a mídia privada reflitam devidamente a diversidade cultural indígena. "
 
fonte:


(0) COMENTE ESTE POST