Espaço aberto para novos conteúdos: comentários, vídeos, fotos, desenhos, artigos sobre o que acontece no Brasil e no mundo em relação aos povos indígenas e às culturas tradicionais.
Participe! Mande sua contribuição!

29/02/2012 às 15:37:40

Livro destaca povo Guarani da Bolívia

 “Em 2009,  Juliana Dal Piva, repórter da revista Isto É,  foi à região do chaco boliviano para documentar a luta dos índios guaranis contra o trabalho escravo. Desta pesquisa, resultou o livro “Em luta pela terra sem mal”, que será lançado pela Editora Multifoco na próxima sexta-feira (2/3), no Espaço Multifoco, na Av. Mem de Sá, 126, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

 
Na obra a repórter mostra que o problema da escravidão da Bolívia se concentra nas regiões deTarija, na província do Gran Chaco e O´Connor em Chuquisaca, nas províncias Luis Calvo e Hernando Siles, e em Santa Cruz, dentro de Cordillera e, embora não haja consenso sobre o número exato de pessoas na situação relatada por Juliana Dal Piva, diversos estudos apontam para uma média de oito mil atingidos pela escravidão. 
 
O ponto chave da obra é a análise de a situação chegou a esse ponto e a maneira como está sendo revertida.
 
Legalmente, a escravidão foi abolida na Bolívia em 1831, após a Independência e a proclamação da República. Entretanto, o tempo transcorrido entre a abolição e os dias atuais apenas contribuiu para o surgimento de um novo sistema escravagista, que aplicou elementos das relações feudais de servidão aos antigos escravos.”
 
Notícia publicada no Portal da Imprensa.


(0) COMENTE ESTE POST